Utilização de Filtros em Relatórios Novos

Primeiramente, veja como criar relatórios novos. Na aba Relatórios, selecione o Módulo e o Modelo de Relatório em que deve ser aplicado o Filtro novo. Feitas estas seleções (o texto destacado fica em azul), o próximo passo será clicar no botão Novo (conforme ilustrado na imagem abaixo). A seleção do Módulo e do Modelo também indica a localização onde o relatório Novo será criado, dentro de uma lógica de fácil localização e reutilização.

Boletim 004 - Imagem 01

É muito importante atribuir um nome significativo ao relatório, permitindo sua identificação e fácil acesso. Considere também que o Intersap permite a criação de relatórios privados aos quais só você terá acesso. Veja a seta indicativa de Relatório Privado na imagem abaixo.

Neste ponto, o usuário vincula o filtro ao relatório escolhido. Na imagem abaixo deve ser indicada a opção seletiva Visualizar Meus filtros, evitando a exibição de todos os filtros criados pela empresa até então. Selecionada esta opção, surgirão apenas os seus filtros. Selecione o filtro criado e clique no botão OK. O relatório novo será então criado. O nome do documento será exibido em “Prontos para Impressão”.

Boletim 004 - Imagem 02

A seta indicativa da imagem a seguir chama a atenção para o relatório recém-criado e oferece dois recursos auxiliares interessantes. O botão azul, com “i” no centro, abre exemplos dos relatórios para sua visualização prévia (sensível ao contexto). Ele é ideal para conhecer os modelos de relatórios, com seus campos, e identificar quais atendem as suas necessidades. A seleção do canto superior direito que permite “Visualizar Apenas os Meus” (relatórios), sendo útil quando a empresa possui muitos documentos desse tipo armazenados. Sem ele, seria muito difícil a localização de um relatório em particular. Após selecionada, esta função exibirá apenas os relatórios criados por você.

Boletim 004 - Imagem 03

O próximo passo será adicionar ao relatório os dados filtrados. Vá então à aba Parâmetros (imagem), selecione o formato de impressão desejado (PDF, Excel, Word) e ajuste os parâmetros, que são peculiares a cada relatório. Feito isso, clique no botão Impressão. Aparecerá a seguinte mensagem: “Solicitação de Impressão Criada.”

Boletim 004 - Imagem 04
Exibida esta mensagem, entre na aba Processados e selecione o relatório recém-criado. Verifique seu status. Ao terminar o processamento dos dados, o status mudará de Emitindo para Emitido. Seu relatório estará pronto para impressão (PDF) ou para baixar em sua máquina (no caso de escolher o formato Excel). Para acessar o relatório pronto, selecione o documento (cor azul) e clique no botão de impressão (com seta indicativa na imagem abaixo). Pronto!

Boletim 004 - Imagem 05

BannerUltimaInstancia_SuperBanner_IntersapWeb