Software garante transparência na cobrança de honorários

Módulo do Intersap Web ajuda a fidelizar clientes tornando claros os detalhes das faturas

A.C. Macedo*

Antonio Carlos Macedo (diretor- MACDATA)

Antonio Carlos Macedo, diretor da Macdata

Em prestações de serviços advocatícios complexos, nada mais justo que informar de maneira cristalina e minuciosa toda gama de tarefas executadas. Essa obrigação dos escritórios de advocacia pode ser automatizada pelo Módulo de Faturamento do Intersap Web, programa da Macdata que economiza tempo em atividades administrativas, eleva o grau de precisão das cobranças e garante ao cliente maior controle sobre seus gastos. Todos ganham com essa transparência, pois com uma experiência mais satisfatória num dos pontos nevrálgicos dos relacionamentos comerciais – o preço – a tendência é haver maior estímulo à fidelização.

A cobrança de honorários em serviços jurídicos pode ser efetuada em vários formatos:

1. Tempo despedido (Timesheet)

2. Tarefa executada

3. Valor mensal fixo em cada processo

4. Valor fixo mensal

Podem também ser utilizadas mais de uma modalidade em um só contrato: cobrar serviços sob demanda em processos cíveis, conforme tabela (audiência: R$ X; diligências: R$ Y). É comum ainda a cobrança de um valor mensal fixo para o acompanhamento de processos trabalhistas. Outro sistema é a cobrança por tempo gasto em eventos determinados (elaboração de defesa, pareceres). E, ainda, um valor fixo a título de consultoria tributária.

O Módulo de Faturamento do Intersap Web permite que o escritório utilize todas as formas de cobrança, individualizando preços e condições em contratos vinculados aos clientes. Na rotina diária, basta que os responsáveis e executores lancem sistematicamente no sistema os eventos realizados. Depois de conferidos e efetuados eventuais ajustes, os eventos são liberados para leitura e homologação pelo cliente.

O sistema é utilizado para cobrança da clientela e também para o pagamento dos colaboradores do escritório. Outro benefício do módulo é medir produtividade. Toda essa base de dados circula em ambiente web compartilhando com colaboradores, área financeira e clientes. O escritório pode apresentar os valores antecipadamente para o cliente, que ganha tempo para contestar ou solicitar informações complementares na própria ferramenta, evitando desgastes e morosidade.

Uma vez aprovada a fatura pelo cliente, o boleto de cobrança é disponibilizado para pagamento. O Módulo de Faturamento do Intersap Web é a inteligência aplicada à cobrança dos honorários advocatícios.

*diretor da Macdata