Software agiliza cálculos judiciais


A nova versão do software Certus, sistema de cálculos judiciais para processos da área cível, permite que o usuário atualize automaticamente, via internet, todos os índices, fatores e moedas mais utilizados. Ao todo, são 48 índices atualizados diariamente, sem que o usuário tenha de se preocupar com a pesquisa ou o download dos índices de atualização.

O Certus foi desenvolvido pela Macdata Tecnologia Jurídica, que há 19 anos desenvolve soluções para o mercado corporativo e de escritórios de advocacia. Segundo Antonio Carlos Macedo, diretor da Macdata, desde a sua primeira versão, em 1990, o Certus é responsável por centenas de milhares de cálculos apresentados à Justiça.

Na avaliação de Macedo, o Certus assegura a confiabilidade indispensável para se evitar prejuízos indesejados com cálculos judiciais. Por isso, além de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de grandes empresas, o Certus vem sendo utilizado cada vez mais pelo próprio Poder Judiciário.

Segurança. Na opinião de Macedo, a consistência das operações de cálculos adquire cada vez mais uma importância estratégica para as empresas. “Ter um software confiável, atualizado automaticamente e de acordo com os padrões aceitos pelo Judiciário, como é o caso do Certus, evita impugnações e discussões prolongadas em torno dos valores envolvidos”.

O Certus permite a apuração de resultados precisos, permitindo a apresentação e contestação de valores. O sistema foi adaptado às regras do novo Código Civil, que alterou a sistemática da cobrança de juros de mora, o que proporciona o suporte técnico para o fechamento de acordos.

Nesse ponto, explica Macedo, reside um dos aspectos mais importantes do software. Com a entrada em vigor da Lei nº 11.382, em fevereiro deste ano, foram feitas alterações expressivas no processo civil, especialmente na execução de sentenças, que é o procedimento que o credor utiliza em juízo para receber as dívidas e em relação à ordem dos bens passíveis de penhora.

Segundo Macedo, dentre os diferenciais dessa legislação, um deles chama muito a atenção, que é a possibilidade de o devedor confesso obter o parcelamento da dívida.

Na prática, prossegue Macedo, o Certus é capaz de fazer um perfeito trabalho de apuração de valores discutidos em juízo, que não gera dúvidas junto à Justiça e proporciona clareza na leitura dos cálculos pelo juiz. “Como o programa já é reconhecido e amplamente utilizado pelo Judiciário, seu modo de apresentação dos cálculos já foi assimilado, o que evita atrasos na tramitação dos processos”.

Facilidades. Para que o usuário possa personalizar os seus cálculos, o Certus traz tabelas próprias e importadas. A primeira permite que ele crie as suas próprias tabelas. A segunda possibilita a montagem de uma nova tabela, mesclando os dados de outras fornecidas pela Macdata. O Certus oferece também uma biblioteca, para eventual consulta do usuário, contendo informações técnicas sobre todas as tabelas fornecidas pelo programa.

O Certus contém funções de calculadora financeira, mas o usuário do sistema não precisa ter conhecimentos profundos de matemática financeira

Uma ideia sobre “Software agiliza cálculos judiciais

  1. Meu comentario é com respeito ao que a OAB impõe ao Presidente do INSS a retirar ao anuncio do site sobre Advogado, me desculpe Sr, Presidente da OAB, o senhor deveria ser mais rigido com alguns Advogados, pois aqui na minha cidade tem e recebo queixa que tem Advogados na porta do INSS para pegar essas pessoas para o recebimento via judicial e quando a adeterminação eles ficam com as carteira dos Aposentados até 6 (seis) meses recebendo seu Honorario, isso é errado senhor Presidenre da OAB, deveria a Organiação ser mais rigido com esse Profissional se esse anuncio do INSS estava sendo divulgado é por que tem alguns desses Causidico que estornam essas pessoas. aqui minha critica quanto o seu pedido.
    Martins
    (69) 8112-7159
    Pimenta Bueno -Ro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *