Liminares contra planos de saúde exigem gestão jurídica ágil

Módulo do Intersap Web ajuda empresas a atender a lei,
evitando multas e outros prejuízos

São cada vez mais frequentes as liminares concedidas por tribunais a beneficiários dos planos de saúde impedidos, por algum motivo, de fazer exames e receber procedimentos médicos. Gerir essas liminares, que emergem de forma inesperada e podem trazer consequências financeiras significativas para as operadoras de planos de saúde, acabou se tornando um desafio muito grande devido à burocracia, lentidão dos processos organizacionais, prazos apertados e volume elevado de casos. Isso, é claro, sem contar a eventual escassez de mão de obra no Jurídico ou escritório de advocacia terceirizado prestador de serviço.

Diante desse quadro, a Macdata Tecnologia oferece os recursos de seu módulo de pagamentos do Intersap WEB, um sistema que imprime velocidade de resposta em situações críticas em que os prazos são sempre exíguos.

Experiência

Lu advogadaSegundo a advogada Luciane Rios Antonio Fernandes (foto), com larga experiência no atendimento a planos de saúde, inclusive odontológicos, as divergências entre os beneficiários/conveniados e as empresas podem ocorrer em diversas situações: carências, exames, procedimentos, internações (inclusive UTI) e outras. “Diante das liminares, os advogados contratados pelos planos precisam entrar com agravo de instrumento na defesa de seus clientes. Quanto mais demorarem essas medidas,
maior pode ser o prejuízo.”

Luciane chegou a enfrentar situações críticas, como, por exemplo, num período de festas de final de ano, quando cerca de 50 liminares chegaram num único dia ao departamento jurídico onde trabalhava. “Havia uma transição entre controladores de uma operadora. Diversos procedimentos foram negados pela nova administração. A equipe de advogados teve, então, de se desdobrar”, explica.

A advogada lembra que, caso descumpram as liminares, os planos podem sofrer astreintes – multas diárias – impostas pelos juízes. “Cabe aos advogados minimizar prejuízos das empresas. Isso, claro, dentro dos termos contratuais assinados pelos planos e conveniados. Daí a importância de uma eficiente gestão jurídica diante dessas liminares. A alternativa é partir para as morosas ações de regresso, ou seja, correr atrás do prejuízo.”

Intersap Web – Módulo de Pagamentos

Programa de gestão jurídica da Macdata, o Intersap Web permite que sejam atribuídas e controladas tarefas em escritórios e departamentos jurídicos, bem como a gestão durante todo o ciclo de vida dos processos. O Módulo de Pagamentos jurídicos do Intersap opera de forma integrada com o ERP (Enterprise Resource Planning) das empresas, qualquer que seja o sistema.

Trabalhando em conjunto, os dois programas agilizam a gestão das liminares, acelerando o processo de pagamentos. Com isso, evita-se as não-conformidades e perdas de prazo, gerando segurança e economia.  Após receber as autorizações no departamento jurídico, o Intersap envia ao ERP a solicitação para que o pagamento seja processado. Após o processamento, o ERP retorna ao Intersap a ocorrência e, se efetivada, o valor real pago.

Com esse sistema, elimina-se qualquer pagamento fora das normas da empresa e se obtém o perfeito controle das liminares, depósitos recursais e qualquer outra movimentação financeira processual. O Módulo de Pagamentos do Intersap pode ser customizado para interagir com qualquer software de gestão empresarial.

gestao_pagamentos_juridicos