Intersap Corporativo calcula reserva atuarial em processos judiciais

Relatórios e demonstrativos contábeis satisfazem as exigências
das boas práticas da governança

Pensão VitalíciaDiante da necessidade de atender exigência de provisionamento contábil em ações de pensões judiciais, lucros cessantes e indenizações mensais por dano material, a Macdata Tecnologia incorporou a seu sistema de Gestão de Riscos e Provisionamentos Jurídicos o cálculo da reserva atuarial na projeção de verbas vincendas.

A implantação da funcionalidade depende de estudo realizado junto à empresa interessada na definição de variáveis que irão compor o cálculo, bem como as tábuas atuariais a serem utilizadas. Com esse fim, a Macdata disponibiliza um consultor certificado em cálculos atuariais para atuar na implantação e certificação dos cálculos apresentados pelo sistema.

Este tipo de processo vem apresentando crescimento a cada ano e causando impacto significativo no provisionamento contábil, razão pela qual a implantação da reserva atuarial irá adequar a empresa às normas vigentes e, consequentemente, reduzir os valores que estão sendo apurados de forma simplista. Geralmente, são efetuados pela multiplicação do valor mensal pelo número de meses baseado em  uma expectativa de vida pré-fixada.

Fundamentalmente, o cálculo atuarial busca, por meio do conhecimento histórico de distribuições estatísticas e hipóteses, formar o valor presente (valor atual) de um conjunto de fluxos de caixa (obrigações a pagar ou a receber em uma ou várias datas) no futuro.

Pensões

No caso das pensões vitalícias e outros títulos a serem pagos mensalmente pela expectativa de vida ou mesmo por um prazo determinado, é indicada a contabilização da reserva atuarial, uma vez que se trata de verbas vincendas e, na maioria dos casos, no longo prazo.

Além de fornecer os valores para provisionamento, a Macdata disponibiliza a prestação de serviços por meio de consultores devidamente certificados na elaboração de relatórios e demonstrativos contábeis satisfazendo as exigências da governança corporativa.