Criação e Uso de Filtros nos Relatórios

A utilização de filtros permite “customizar” os relatórios disponíveis, comandando a extração de dados específicos mais próximos das necessidades diárias dos usuários.

Contudo, antes de se pensar na construção de um filtro, é importante conhecer o modelo do relatório alvo deste filtro e saber em que módulo o relatório está disponibilizado. Isso porque pode haver incoerência entre o filtro criado e modelo de relatório ao qual ele será associado, resultando num efeito inesperado ou indesejado.

O filtro permite, por exemplo, que o usuário selecione um universo de casos de uma determinada natureza jurídica, em uma localidade específica, dentro de um período desejado.

Exemplo:
– Tipo de caso: Jurídico;
– Área de atuação: Trabalhista;
– Comarca: São Paulo.

Podemos, assim, criar e salvar um filtro e reutilizá-lo sempre que necessário. Sendo muito importante atribuir textos explicativos tanto para o nome do filtro quanto para sua descrição. Dessa forma, consegue-se facilmente perceber a função dos filtros disponíveis, o que facilita sua reutilização por parte de todos os usuários, gerando cooperação produtiva.

Criando um novo filtro

1 – Selecione a opção FILTRO, clique no botão NOVO, informe o nome e a sua descrição.

Boletim 003 - Imagem 01

2 – Na aba Dados Básicos (abaixo), informe os itens a serem filtrados.

Boletim 003 - Imagem 02

3 – Na aba Dados Específicos selecione os itens de filtro. Não se esqueça que esta aba só será carregada após a seleção do tipo de caso.

Boletim 003 - Imagem 03

4 – Clique no botão salvar. Pronto!
Seu filtro já pode ser utilizado nos relatórios.

BannerUltimaInstancia_SuperBanner_IntersapWeb